Foto

DENTE INCLUSO

Um dente incluso é aquele que não consegue erupcionar (nascer), não atingindo sua posição na arcada dentária dentro do tempo esperado. Se não removidos podem trazer vários problemas como por exemplo a formação de quistos e tumores.

Ainda que os dentes mais frequentemente impactados sejam os terceiros molares (sisos) , outros dentes podem estar inclusos. O procedimento usual para os terceiros molares é a sua remoção; entretanto para outros dentes impactados além da sua remoção pode ser a exposição e colocação na arcada dentária.

PLASTIA GENGIVAL

Um sorriso belo e harmonioso não depende apenas de dentes bem alinhados e proporcionais, mas também das gengivas. Pessoas que aparentam ter “dentes curtos” podem na verdade ter gengiva excessivamente grande e que cobrem boa parte da coroa do dente. Quando sorriem sua gengiva fica excessivamente exposta, causando desconforto estético. Já outros podem ter gengivas excessivamente grossas ou ainda pouca gengiva.

Estes casos podem ser resolvidos por um periodontista atuante na área de dentística (odontologia estética), através de cirurgias denominadas plastias gengivais. De forma simplificada, a plastia gengival consiste em uma remodelagem do contorno da gengiva sobre os dentes, eliminando excesso ou acrescentando gengiva (enxerto) para que atinjam forma tamanho e espessura adequadas.